quarta-feira, 31 de janeiro de 2007

Tudo isso vai passar

Ao som de: Tool, porque nada poderia ser mais adequado.

As minhas cartas só tem sentido quando são enviadas. Tenho tanto a dizer, para tantas pessoas. Vou falar demais, eu sei, mas esse é o meu trabalho e o meu prazer: falar o que as pessoas precisam ouvir, não o que elas querem. Vou escrever tudo, por que me propus a não fazer nada pela metade.

@pessoas que disseram com todas as letras que me odeiam:

As pessoas só odeiam o que elas acham superior, senão elas apenas desprezam. Gente como vocês eu faço questão que me odeiem. Eu mesmo sou feliz, e tento compartilhar isso com todos ao meu redor. Por isso que me odeiam.?? Vocês são felizes.?? Permitem que os outros sejam.? Esqueceram da fábula aquela: o cavaleiro pega a espada e mata o dragão para salvar a princesa. O dragão pode ter cara feia e ser estúpido, e impor uma rotina imbecil e sem sentido, mas a princesa quer ser salva. E - é claro - que o mundo lhes devolva o ódio que sentem três vezes mais. Diz o mestre: “vossos filhos não são vossos filhos. São os filhos e as filhas da ânsia da vida por si mesma. Vêm através de vós, mas não de vós. E embora vivam convosco, não vos pertencem.” Mais cedo ou mais tarde vocês hão de perceber isso.


@Raquel:

O amor é maior que o ódio, indiferente de você não acreditar nisso. Teus pais podem te outorgar o amor deles, mas não podem te outorgar os pensamentos deles. O mesmo vale para mim.

Como você está agora, a vida te parece um grito. Ela não é assim. Parece ser um grito porque você está perturbada. A vida é uma canção, mas para ouvir essa canção você precisa tornar-se uma canção, porque só o semelhante pode compreender o semelhante.

A canção da vida se parece com um grito por sua causa. Você que a perturba, distorcendo o ritmo. Quando ela vem até você, vem como uma canção; mas quando ela te atinge transforma-se num grito, porque você é um grito. Você está doente por que está em pedaços. Só a unidade pode ter ritmo. Torne-se uma canção e então a vida inteira parecerá uma canção. E então não haverá nenhuma negatividade. Quando você é positiva, a vida em sua totalidade se torna positiva também.

Não precisa pedir desculpas a mim. Um dia você vai entender que não é possível agradar a todos e que agradar a você mesma é mais do que suficiente. Barulho e festa posso fazer com qualquer um, você também. Eu tô falando de amor.


@mim mesmo, a título de reflexão:

Não posso culpar ninguém por se sentir confusa. Quando eu tentei ir pra dentro pela primeira vez, encontrei uma zona sem tamanho: barulhos, pensamentos, loucura; tudo, menos calma e força. Muitas vezes também fiquei abatido, mas acabei descobrindo o que fazer. O segredo está em ficar indiferente a todo barulho que você encontrar no seu interior.

Quando eu digo “seja indiferente” quero dizer que nada deve ser feito a respeito. Não adianta dizer “isso é ruim” ou “como posso acabar com isso?” Não adianta tentar acabar com o barulho. Ninguém pode fazer isso. É só deixar que ele flua, como as nuvens flutuando no céu enquanto a gente as observa. Ou como os carros e as pessoas que passam na rua. É só permanecer na margem olhando o rio fluindo, sem fazer nada, apenas permanecendo ali. Indiferente, desinteressado, de modo nenhum envolvido. Quando consigo fazer isso, entendo o verdadeiro sentido do verbo testemunhar. Cada vez que faço isso, sei que estou mergulhando mais fundo dentro de mim mesmo. O barulho não me perturba mais. Posso achar paz no silêncio e força em mim mesmo.


@Meu chefe:

Continuo pedindo o que sempre pedi nas minhas orações – não me afaste das crises, apenas me dê coragem para olhar para elas de frente.

E pra encerrar, um pensamento que tem me ajudado muito ultimamente. Chover ou não chover está além das minhas condições no momento.

“- Mestre, há algum ensinamento que possa me ajudar para que eu me mantenha sereno diante das dificuldades e humilde diante de conquistas grandiosas.??

- Na verdade há apenas um. Sempre tenha em mente que, não importa o que esteja acontecendo na sua vida, tudo vai passar.”

Um comentário:

  1. As minhas cartas perdem o sentido com facilidade. por que tudo muda antes q eu consiga me adaptar.
    Foi assim com o cara que eu amo, e é assim com tudo. Não há sentido eu entregar uma carta que será lida apenas pra relembrar o passado.

    Escreverei sobre isso assim que puder.

    Sobre ouvir legião...de fato deixa tudo pior, e eu cnstato isso sempre. Mas na real muita coisa me faz lembrar o cara que eu amo e eu não consigo encontrar maneiras pra fugir de tudo isso. É um dilema.

    Baisers.

    ResponderExcluir