domingo, 26 de setembro de 2010

Rabiscos e velhas leituras

O mais interessante do Gibran é que o melhor livro que ele escreveu foi o primeiro, justamente porque ele simplesmente aconteceu. Não foi buscado. E há uma frase que eu rabiscquei no meio do livro. "Quando um mendigo encontra uma mina de ouro, canta dança e fica louco de alegria - mas não um imperador." Tinha esquecido dessa frase já.

"Fala-nos da razão e da paixão"

"Vossa alma é freqüentemente um campo de batalha onde vossa razão e vosso juízo combatem vossa paixão e vosso apetite.
Pudesse eu ser o pacificador de vossa alma, transformando a discórdia e a rivalidade entre vossos elementos em união e harmonia.
Mas como poderei fazê-lo, a menos que vós mesmos sejais também pacificadores, mais ainda, enamorados de todos os vossos elementos?
Vossaa razão e vossa paixão são o leme e as velas de vossa alma navegante.
Se vossas velas ou vosso leme se quebram, só podereis derivar ou permanecer imóveis no meio do mar.
Pois a razão, reinando sozinha, restringe todo impulso; e a paixão, deixada a si, é um fogo que arde até sua própria destruição.

Que vossa alma eleve, portanto, vossa razão à altura de vossa paixão, para que ela possa cantar,

E que dirija vossa paixão a par com vossa razão, para que ela possa viver numa ressurreição cotidiana e, como a fênix, renascer das próprias cinzas.
Gostaria que tratásseis vosso juízo e vosso apetite como trataríeis dois hóspedes amados em vossa casa.
Certamente não honraríeis um hóspede mais do que o outro; pois quem procura tratar melhor um dos dois, perde o amor e a confiança de ambos."


Nenhum comentário:

Postar um comentário