terça-feira, 28 de setembro de 2010

Amável, a senhora me ouviu.

Ao som de: Slipknot - Snuff

_____Eu tenho crises terríveis de auto estima. Mas deve ser porque fiquei eras tentando me convencer de que eu não prestava. Agora me esforço para me convencer do contrário. Não é dificil, mas é estranho. E o vazio do rodo ainda ecoa aqui dentro, mesmo que eu não tenha mais o rodo. Já não consigo pensar muito em termos de bom ou mal, fico no equilíbrio. Mas o conceito de equílíbrio é tão relativo. Se eu falo num equilibrista, facilmente imagina-se um cara caminhando numa corda a uns 30 metros de altura. Mas esse equilíbrio na corda é o mesmo que eu usaria caminhando no chão. Não há a mesma segurança, de fato, mas lá de cima a vista é melhor. E aqui embaixo há tantos tentando puxar a gente pro seu lado ou simplesmente para baixo.

_____Eu me conheço o suficiente para conseguir me enxergar.. Quem quer conversar sobre besteiras se aproxima de mim porque a minha conversa sabe ser leve. Sinto quais são os assuntos que incomodam e evito eles com uma baita elegância. Quem quer conversa séria também fica perto, porque não tenho medo de falar o que precisa ser dito, mesmo que machuque. Quem quer drogas me conhece porque sei os caminhos para conseguir o que quer que seja. Quem bebe sabe que sou (era) sempre parceiro para beber e conseguir o litro barato. Quem quer simplesmente se divertir acaba se ajuntando ao grupo de pessoas malucas que consigo juntar, mesmo a festa estando um saco. As mulheres que querem companhia me toleram canalhamente perto porque me entrego quando estou com alguém, mesmo que seja uma noite só. E não existe mulher que não perceba isso.

_____Está tudo ali, não mudo nada de lugar. Só coloco em movimento o que estava parado. Tudo girando. Não que eu centralize nada, que eu queria as coisas girando ao meu redor. Estou só pelo movimento. Tenho também meus momentos fechado, mas não adianta tentar me convencer que a vida é fechada. Meu lugar é no meio de tudo que gira. Ele não vai ser aqui prá sempre, mas agora é aqui. Quando eu estiver cansado de girar e soprar de lugar em lugar, vou parar de pedir para nunca me concederem descanso e descansarei sem culpa. Tudo vai ficar muito bem sem mim. Não é por saber jogar que vou jogar prá sempre. Não é por conseguir mentir sem piscar que eu goste de mentir.

_____Dos meus jogos eu gosto de todas as metáforas do xadrez, mas ultimamente tenho me encontrado jogando truco. A idéia de primeiro se aprender as regras e depois se aprender a mentir. Enganar o adversário e fazer versos sobre flor. Arriscar sabendo que sem aposta não tem como ganhar. Tudo isso me encanta. É muito mais a minha cara. O problema é que nos dois casos eu não encontro muitas pessoas com quem jogar. Gosto de jogar contra quem jogue melhor do que eu. Perder me mantém humilde. E partindo do pressuposto de que eu não tenho obrigação nenhuma de ganhar, quando ganho fico muito mais feliz. No fim, é tudo uma grande metáfora que serve como lição. Eu converso comigo mesmo me pedindo para colocar um peão no meio do tabuleiro porque isso vai mudar o jogo. E depois tenho que me quebrar para proteger o peão. E, quando vejo, o meio do tabuleiro é meu e fica bem mais fácil me defender por causa disso. Eu entendo a alma do peão e defendo ele por causa disso. Ganhar ou perder não importa tanto. E jogo truco com a idéia de simplesmente sorrir em vez de mentir. E é o contrário do poker. Não há poker face. Não finjo que não tenho nada para que o outro aposte e eu ganhe dinheiro. Consiste em fingir que tenho as melhores cartas para que o outro não queria disputar. Tão minha vida isso. E as batalhas que se ganha sem disputa fazem parte dos meus planos.

_____Depois de 10000 dias no fogo, depois do abismo e do cuidado para não me tornar também um monstro, de ser chutado do próprio abismo, das asas e do coração colado com água salgada... depois de tudo isso posso dizer que acredito em mim. E que não desisti de convencer dos contrários. Não desisti de acreditar, de correr atrás da dona do meu sorriso. Não desisti de ser bom, apesar de mim mesmo.

_____Chega de vielas e caminhos escuros. Minha senda segue agora pela estrada principal. Tenho estrelas que me guiam. Tenho um amor que me deixa leve. O vento sopra a nosso favor. De fato, é tudo que precisamos.

3 comentários:

  1. Meu lugar é no meio de tudo o que gira....

    Gostei disso, soa egoísta, mas só os egoístas se reconhecem, não?

    ResponderExcluir
  2. um redemoinho

    ResponderExcluir
  3. No fundo, todo mundo é um pouco egoísta.

    Ainda bem que alguns vão além do egoísmo...

    Beijo, bailarina...

    ResponderExcluir