domingo, 19 de setembro de 2010

Ainda o palhaço do Circo sem futuro.


_____
Agora entendo porque o circo não tem futuro. As fogueiras não são minhas. Eu faço meu trabalho, as fogueiras pequenas eu apago e as grandes eu torno ainda maiores. E das cinzas do circo que é queimado, alguns controem coisas fabulosas e alguns ficam apenas lamentando o que se perdeu. Essa escolha também não é minha. Meu trabalho também é fazer com que as pessoas encarem a necessidade dessa escolha.

_____Cheguei em casa sozinho, com vontade de um violão e de um sambinha, mas havia alguns queaceres antese uma palavra pra mudar na letra. Coloquei a chaleira no forno e ajeitei a cuia. Fui lá fora cuspir a água fria como se o frio e o mundo não existissem. E eles continuaram o seu caminho, como se eu não existisse. Olhei para o meu pulso direito e me senti nu, mas minha fé estava onde precisava estar. Vi dois passarinhos namorando num fio de luz na minha frente e me perdi num mundo de desconexas conversas comigo mesmo. Um coral de frases fortes ecoando aqui dentro. Até que ouvi a familiar voz do Lopes me avisando que a água já tinha fervido. Tudo bem, suspirei eu, às vezes o plano não dá certo mesmo, mas não dá pra saber se foi melhor ou pior. Fico com a sensação de missão cumprida. Comecei a noite meio decepcionado. Pensei que todo mundo ao meu redor me faz bem enquanto eu raramente ajudo. Ajudei quem pude na madrugada, até encontrei uma casa nova para um cachorrinho que apareceu ali na estação. Nós, os jaguaras, somos uma classe muito unida. Achei justo que eu rebatizasse o cusco. Olhei pra ele e vi que ele tinha cara de Chicão. Vi no olhar dele que ele tinha sido abandonado e que ele precisava de ajuda. Quando eu perguntei pro Chicão no que minha existência poderia ser útil e ele me olhou, eu soube na hora que não havia mais plano nenhum. Eu tinha que arrumar uma casa pra ele. E vejam só, num barulho de asas tudo se resolveu. Conversas sem palavras sempre fortalecem. Ouvi a risada do meu chefe quando gritei prá cima "eu não te falei que tudo fica melhor quando a gente trabalha juntos." Soltei um muchas gracias por ter estado na hora certa no lugar certo.. E de novo pensei que poderia ter feito mais.

Por mais que eu não saiba desenhar carneiros, eu sei fazer barcos de papel. Barcos de papel me doem, porque sempre me lembram da Cecília Meireles,... eu também pus meu sonho num navio. Vi maquiagem borrada e agradeci por não ter maquiagem em mim. Não havia o que borrar nos meus olhos e eu pude chorar invisível.

_____Havia (e ainda há) muitas coisas que precisam ser ditas, mas se não deu certo, paciência. Ninguém tinha nada a perder e um abraço e um olhar (ou 123 abraços e 123 olhares) foram consoladores e encorajadores. É só esquentar a água de novo, dessa vez tomando o merecido cuidado. Elogios em excesso podem até irritar, mas eles são, de fato, muito verdadeiros. Mas às vezes a gente não quer elogios. Às vezes a gente só quer alguém que nos entenda.

_____Considerando que já estou acordado faz mais de 9 horas, acho justo que eu desmaie por umas 4 horas antes de ir resgatar minha fé, pagando um resgate justo: um pacote de grostoli. Essa é nossa vida. Ajudo sempre que posso e, por saber do que sou capaz, sempre vou me cobrar por não fazer o suficiente. O que eu sinto, em vez de me pesar me deixa mais leve A verdade realmente me liberta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário