sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Um Martin Fierro...

.
Ao som de: Rob Thomas - Disease

_____Uma das minahs grandes referências literárias é o livro Grande Sertão:Veredas, do João Guimarães Rosa. Eu poderia enumerar uns 50 motivos para isso, mas vou colocar um , que pra mim é o mais relevante. Ele consegue fazer concordância com idéias e não com o gênero das palavras. Ele vai além das regras de português e da gramática. Algo como:

_____"Eu sei que isto que estou dizendo é dificultoso, muito entrançado. Mas o senhor vai avante. Invejo é a instrução que o senhor tem. Eu queria decifrar as coisas que são importantes. E estou contando não é uma vida de sertanejo, seja se for jagunço, mas a matéria vertente. Queria entender do medo e da coragem, e da gã que empurra a gente para fazer tantos atos, dar corpo ao suceder, O que induz a gente para más ações estranhas, é que a gente está pertinho do que é nosso, por direito, e não sabe, não sabe, não sabe!"

_____Eu sou muito disso: de encontrar uma determinada característica e ir me moldando a ela até troná-la minha. E achei outra referência, muito próxima. Começou no estúdio onde eu trabalho, passou por muitos eventos, muita cerveja, e muitas resenhas. Resenhas e palavras perspicazes jogando winning eleven ou gravando alguma banda folclórica qualquer. E um entendimento peculiar das entrelinhas do que é humano. O fato é que o Maurício escreve como se não tivesse nada a perder. E é assim que eu quero escrever. O blog dele está ali nos links, vale a pena ler comentários como: "Caxias é uma cidade única: tem todas as piores coisas das grandes cidades e todas as piores coisas das cidadezinhas provincianas. E, como brinde, ainda consegue não ter as coisas boas de nenhuma das duas."

_____O Alta Voz realmente é único. mas não pensem que não dá trabalho deixá-lo desse jeito.

Um comentário: