quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Frases simples e despretenciosas sobre grandes assuntos.


- Prá ti tocar jazz tu tem que pensar um acorde por vez.


Essa frase do Caldo é muito interessante. Ela reformulou meu jeito de pensar jazz. Através dela eu vi o começo de um caminho. E saber por onde começar pode ser o diferencial que nos faz começar a caminhada.

Vislumbro 3 níveis de conhecimento harmônico e sua aplicação na música. Eu poderia até dizer que esses 3 níveis podem ser aplicados na percepção que as pessoas têm (ou não têm) da própria vida, mas acho que seria forçar a metáfora.

1. Tu tem que saber onde está. Isso equivale a pensar em um acorde por vez.
2. Tu sabe onde está e prá onde está indo. Pensar o acorde que está sendo tocado e prá onde a harmonia da música está indo.
3.Saber onde está, prá onde ir e COMO ir até lá.

Estou no meio do nível 1. Muito chão pela frente.
O desafio mesmo é não me tornar uma pessoa insuportável conforme vou estudando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário