segunda-feira, 29 de junho de 2015

Ele tem cara de Chico.

           Ele me conhece a 35 anos. Essa foi a segunda vez que falei com ele por telefone. -Vem ver o Chico, ele me disse, com a urgência de quem precisa e manda ao mesmo tempo. Quando desliguei o telefone eu não era mais eu. Eu era o Vento de 13~14 anos no meio de uma missa de formatura na igreja de São Pelegrino. Chovia forte e no meio da missa um gato na parte de trás da igreja miava muito. Eu levantei e peguei o gato no colo, lembro até que fiz o padre sorrir no meio do sermão. Existe um pátio entre a sacristia e a casa paroquial. Depois da missa estávamos nesse pátio eu, o Padre Mário e o gato decidindo o que fazer. O Padre disse que ia achar alguém pra ficar com ele e eu estava saindo, mas antes de sair, falei com a certeza de quem sabe que nada acontece por acaso - Se ele ficar aqui, o nome dele vai ser chico. E de um jeito tosco e arrogante, batizei o gato jogando água da chuva nele.

          Hoje o chico está velho e doente. Foi triste demais ver ele sabendo que ele ia pro veterinário e provavelmente não ia mais voltar. E lá estava eu me despedindo do gato que eu tinha deixado lá muitos anos atrás e que eu sempre procurava quando tinha alguma coisa pra fazer na igreja. Tivemos nossas brigas mas eu gostava dele. Por todo esses anos ele foi a coisa mais próxima de um animal de estimação que eu tive.

            Eu lembro de coisas que simplesmente não deveria mais lembrar, mas parece que o Único Acima tem um plano pra isso também. 

Por esta santa unção e pela sua misericórdia, o Senhor venha em teu auxílio com a graça do Espírito Santo para que, liberto dos teus pecados, Ele te salve e, na sua bondade, alivie os teus sofrimentos. Senhor, que o vosso servo, ungido na fé por este óleo, possa sentir alívio em suas dores e conforto em sua fraqueza. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

          Vi o Padre me olhando brabo por eu dar a extrema unção para um gato. Mesmo chorando que nem criança tentei sorrir. Pedi desculpas por não lembrar em latim. Sempre achei que se Deus existisse ele iria gostar de ouvir as coisas em latim.

              Na minha cabeça se eu tinha batizado, a extrema unção era minha também. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário