quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Na madrugada....

Ao som do Virgílio cochichando notas

_____Se por longo tempo ele mal ousou perguntar: "por que tão à parte? tão solitário? renunciando a tudo o que venerei? renunciando à propria veneração? por que essa dureza, essa suspeita, esse ódio as suas próprias virtudes?" - agora ele ousa perguntar isso em voz alta e ouve algo que seria uma resposta. "VocÊ deve tornar-se senhor de si mesmo, senhor também de suas próprias virtudes. Antes eram elas os senhores, mas não podem ser mais do que seus instrumentos, ao lado de outros instrumentos. Você deve ter domínio sobre o seu pró e o seu contra, e aprender a mostrá-los e novamente guardá-los de acordo com seus fins.

_____Você deve aprender a perceber o que há de perspectiva em cada valoração - o deslocamento, a distorção e a aprente teleologia dos horizontes. Também o quê de estupidez que há na soposições de valores e a perda intelectual com que se paga todo pró e todo contra.

_____Você deve aprender a injustiça necessária de todo pró e todo contra, a injustiça como indissociável da vida. A própria vida como condicionada pela perspectiva e sua injustiça.

F.N. Ainda humano, demasiado humano.


_____Eu perdi muito tempo negando a mim mesmo. Tratando minha essência como se fosse algo que eu devesse esconder ou disfarçar. E fiz isso tantas vezes que chega a ser estranho pensar que as vezes quase sempre sou o único refúgio que me resta. Tudo de cabeça pra baixo. minha sinceridade, minha entrega obstinada, outras coisas que deveriam ser boas e que são consideradas defeitos. Não descanso da minha idéia de não contar com as pessoas. E estou quase convencido que isso é virdtude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário