terça-feira, 5 de agosto de 2008

O hibisco e a xícara de chá

Ao som de: Gotan Project


O hibisco mais comum nos jardins brasileiros é o Hibiscus rosa-sinensis. Trata-se de um arbusto perene originário da China, que produz flores grandes, em cores que vão do branco ao vermelho, passando pelo rosa, amarelo e laranja. Suas flores têm vida curta: as formas simples duram pouco mais de 24 horas e as formas dobradas podem resistir cerca de dois dias.
O hibisco floresce o ano todo e gosta de locais quentes e úmidos. Suporta bem terrenos arenosos e dão ótimos resultados em regiões próximas à praias. A espécie é, ainda, muito utilizada como cerca-viva, pois apresenta um desenvolvimento rápido. Se durante o seu crescimento forem realizadas podas que eliminem as bifurcações do tronco, a planta pode assumir uma graciosa forma de arvoreta.
Os cuidados são poucos: os hibiscos precisam de bastante água no verão, devendo receber duas regas diária - uma pela manhã e outra no final da tarde. Durante os meses frios basta uma rega diária. Manter planta adubada intensifica a floração e ajuda a fortalecê-la contra o ataque de pragas.
Ah! Mais um detalhe: os hibiscos detestam invernos rigorosos e sofrem muito em locais sujeitos às geadas.


Uma história zen:

Joshu, um mestre zen, perguntou a um novo monge do mosteiro: "Já o vi antes?"

O novo monge respondeu: "Não, senhor."

Joshu disse: "Tome uma xícara de chá."

Joshu então, voltou-se para outro monge: "Já o vi por aqui antes?"

O segundo monge respondeu: "Sim, senhor, é claro que sim."

Joshu disse: "Então tome uma xícara de chá."

Mais tarde, o monge administrador do mosteiro perguntou a Joshu: "Como é que o senhor faz a mesma oferta de chá para qualquer resposta.?"

Diante disso, Joshu gritou: "Administrador, o senhor ainda está aqui.?"

O administrador respondeu: "É claro, mestre."

Joshu disse: "Então, tome uma xícara de chá"


______A história é simples, mas difícil de ser entendida. É sempre assim. Quanto mais simples a coisa, mais difícil de ser entendida. É uma história para ser sentida e não para ser entendida.

Um comentário: