segunda-feira, 13 de julho de 2009

Pegando carona nessa cauda de cometa

Ao som do Virgílio todo faceiro


_____Peço desculpas pelo uso de alguns termos técnicos nos causos que conto a seguir, mas não teria como eu ficar explicando o que é o que.

_____Sobre o domingo: Depois da madrugada conturbada e de ter chegado atrasado em Caxias, 3 horas de sono por pura falta do que fazer. Acordei 20 minutos atrasado e isso frustou qualquer plano de me alimentar com um mínimo de dignidade. Cheguei no estúdio 5 minutos antes da banda. De repente entra um cara de terno seguido por 5 pessoas que obviamente eram da mesma família e um cara com cara de pastor. Talvez pelo tempo de vigília, talvez por leviandade, eu não me dei conta do que estava pra começar. Mas quando vi duas crianças entrando no estúdio eu sabia que alguma coisa muito errada estava acontecendo.

_____O cara de terno pede se ele pode usar os pedais dele. Na minha cabeça eu vi ele tirando uma zoom 505 do case. Mas não, além de uma Ibanez ele tirou dois pedais da boss. Mas prá estragar a imagem que eu estava começando a fazer dele ele usou uma alça com os dizeres "eu amo jesus." Tudo estava perfeitamente sob controle. Eu estava dentro da sala ajeitando o cabo para a tecladista que era irmã do guitarrista que era irmão do baterista que era irmão da menininha de tiara que era irmã do gurizinho hiperativo e de repente a casa caiu. Sem me dar chance nenhuma de reagir. A palavra gravação caiu como um bomba nos meus ouvidos. A minha cara quando perguntei "Esse ensaio é gravado.??" deve ter assustado as pessoas. E o cara de terno olhou pra´mim e me deu a melhor justificativa do mundo para o ensaio ser gravado e eu não ter sido avisado: "eu combinei com o César." Bom, não havia o que fazer, o chimarrão teria que esperar.

_____Durante a correria calma com cabos e pedestais pra dentro e fora da sala, uma menininha olha prá mim e diz que era uma das cantoras. Perguntei quantas vozes eles precisavam , mas eu já sabia a resposta: 4, o que é o equivalente a todas possíveis. Prá aumentar a sensação de "isso não vai dar certo" eu tinha um SM 58 a menos porque o César consumiu com um deles. Sem ter o que fazer, um SM 57 foi prá voz. A situação era a seguinte: eu estava atrasado e tinha um SM 57 a menos do que eu precisava. Lembrei da filosofia do Martin Fierro "qualquer microfone prá qualquer coisa e compressor no talo prá mostrar quem é que manda". E entrei no estúdio cantarolando highway to hell enquanto colocava um beta 56 na frente da caixa da guitarra como se fosse a coisa mais normal do mundo.

_____A primeira hora de gravação foi maravilhosa. Eles rezaram e começaram a tocar...volume baixinho, tudo funcionando e nada clipando. De repente uma das senhoras que estava gravando (ela era esposa do baixista e mãe de uma outra criança que também cantava) coloca o guilherme de 7 anos, mas que vai fazer 8 em fevereiro e a Samira (9 anos) prá me fazer companhia na técnica. Em menos de 5 minutos o guri já tinha falado a palavra Deus mais de 20 vezes, já tinha colocado uma bíblia ilustrada na minha mão e estava realmente disposto a me convencer que um tal de Zaqueu era o cara mais legal da bíblia. Até que eu ameaçei trancar o piá no banheiro se ele não calasse a boca. E a Samira deu um sorriso diabólico diante dessa possibilidade.

_____E essa foi minha manhã, em vez de almoçar fiz chimarrão novo. Depois dois ensaios que se enquadraram na categoria "ninguém merece" só prá me manter ligado. No final da tarde uma justa compensação: uma paixão platônica com 4 cordas. E é notório que eu me apaixono fácil quando estou cansado.

_____E fica a certeza que, onde eu trabalho, é cada um por si. Cada um cuida de uma sala. Cada um cuida do seu e se preserva como pode. Não tinha como ser de outro jeito e foi uma insanidade supor o contrário. Mesmo trabalhando em lados opostos da cidade, continuaremos peocupados um com o outro, a ponto de fazer tele-entrega de pizza antes de discutir o folclore da banda oriental com os pés perto do fogo. O resto está além de palavras. O laranja sempre vai ser o bunker e a sala A sempre vai ser o palco das coisas mais folclóricas do estúdio.


_____Da semana que passou, fica a lembrança de ter ficado arrepiado até a alma gravando um pequeno gigante cantando isso numa sessão de gravação.

"Ao ler este papel
Saiba que estarei
Mais longe do que já pensei estar
Por essa razão sinto tanto

E como eu tentei
Mas só me entristeci
Ao ver que o vento arrastado
agora tentava voar sem encanto

Quando tentei estar
Um pouco mais feliz
As placas mandaram a rota andar
Estava perdido e sozinho

Eu era uma estrela de brilho maior que o sol
Que achou estar sempre voando
quando na verdade estava caindo"
- Zava - Meu céu

_____Trabalho com o que gosto. Rio comigo mesmo quando repito isso pra mim mesmo, a fim de não esquecer. E eu nem vou tentar mentir pra mim mesmo dizendo que essa semana vai ser mais calma. Só dou de ombros e repito: Nunca me conceda descansar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário