quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Uma atmosfera riscafaca

         Estou num hotel ungido. O nome do hotel é shalom. Não posso entrar com bebidas alcoólicas nele e cada palavrão provoca uma cara feia no cara da recepção. Nas paredes mensagens edificantes sobre Deus. Aliás, considerando o número de igrejas e lugares com nomes religiosos dessa cidade, a saudação shalom é o namastê local. E quase todo mundo se chama de irmão. Eu me sinto numa maçonaria do baixo orçamento. Meu maior divertimento é ficar lendo a doutrina de buda em lugares públicos e ver as pessoas me olhando como se eu estivesse com uma revista de pornô anal na mão.

          Pelo menos, se tudo der errado na minha vida, posso me mudar pra essa cidade e começar uma pequena indústria de grades. A cada dez casas, 8 parecem uma prisão por causa de grades. E mesmo os lugares onde as pessoas deveriam circular entram nessa conta: igrejas, lancherias, padarias, farmácias e principalmente os bares risca faca. 

          O símbolo máximo desse "vida na cadeia way of life" é um lugar do lado do hotel que eu carinhosamente chamo de pracinha risca faca. O Kike chama o lugar de cariscaaf. Uns 10 botecos, um do lado do outro, todos eles com muitas grades entre vendedores e clientes.  Nessa pracinha os policiais não andam em duplas.. eles andam em grupos de dez. E os grupos ficam próximos um do outro, tipo uns dez~vinte metros. E todos com a mão na arma. A impressão é que a qualquer momento vai acontecer um tiroteio de proporções bíblicas.


       Sabe quando você vê um trecho de estrada caótico ao extremo e não consegue entender como não acontecem acidentes.? Com muita gente caminhando quase na rua e trânsito sem lógica nenhuma? Então, aqui eu faço um trecho de 8km desse jeito para ir trabalhar e para voltar pro hotel de noite. Só que aqui sempre acontece algum acidente. Estou aqui faz 5 dias e ainda não consegui fazer esse trecho sem ver uma pessoa atropelada; ou uma moto amassada ou um carro destruído. Detalhe, TODOS os motoqueiros andam sem capacete. A úncia criatura que vimos com um capacete de moto foi um piá numa bike.

         E quando vi nuvens no céu, inconscientemente estava torcendo pra chover. Acho que o nordeste faz isso com a gente. Sertão é onde o pensamento da gente se forma mais forte que o poder do lugar.

      O trabalho continua parecendo uma montanha russa. As vezes tenho conversas geniais sem dizer uma palavra, e as vezes me vejo implorando favores pra conseguir fazer o certo. É frustrante tentar argumentar com pessoas que não querem estrar certas. Elas só querem que tu estejas errado. Mas mesmo nos piores momentos.. e talvez principalmente neles, há um companheirismo estranho na nossa equipe. Como um bando de soldados que não tem mais nada e acaba se apegando um ao outro como meio de manter a sanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário